Como a inflamação crônica pode diminuir a dopamina e a motivação

Um novo método computacional permitirá aos cientistas medir os efeitos da inflamação crônica na disponibilidade de energia e tomada de decisão baseada no esforço. O método pode fornecer insights sobre como a inflamação crônica de baixo grau contribui para deficiências motivacionais em alguns casos de depressão, esquizofrenia e outros distúrbios médicos.

Evidências crescentes mostram que o sistema de dopamina do cérebro, que impulsiona a motivação, é diretamente afetado pela inflamação crônica de baixo grau. Um novo artigo propõe que essa conexão entre a dopamina, o esforço e a resposta inflamatória é um mecanismo adaptativo para ajudar o corpo a conservar energia.

Trends in Cognitive Sciences publicou o arcabouço teórico desenvolvido por cientistas da Emory University. Os autores também forneceram um método computacional para testar experimentalmente sua teoria.

“Quando seu corpo está combatendo uma infecção ou curando uma ferida, seu cérebro precisa de um mecanismo para recalibrar sua motivação para fazer outras coisas, para que você não use muito de sua energia”, diz o autor correspondente Michael Treadway, professor associado em Departamento de Psicologia de Emory, que estuda a relação entre motivação e doença mental. “Agora temos fortes evidências sugerindo que o sistema imunológico interrompe o sistema de dopamina para ajudar o cérebro a realizar essa recalibração”.

O método computacional permitirá aos cientistas medir os efeitos da inflamação crônica na disponibilidade de energia e tomada de decisão baseada no esforço. O método pode fornecer insights sobre como a inflamação crônica de baixo grau contribui para deficiências motivacionais em alguns casos de depressão, esquizofrenia e outros distúrbios médicos.

Co-autor Andrew Miller, William P. Timmie Professor de Psiquiatria e Ciências do Comportamento na Escola de Medicina de Emory e Winship Cancer Institute, é um líder neste campo e é pioneiro no desenvolvimento de estratégias imunoterapêuticas para o tratamento de transtornos psiquiátricos.

“Se a nossa teoria está correta, então pode ter um tremendo impacto no tratamento de casos de depressão e outros transtornos comportamentais que podem ser causados ​​pela inflamação”, diz Miller. “Isso abriria oportunidades para o desenvolvimento de terapias que visem a utilização de energia pelas células imunes, o que seria algo completamente novo em nosso campo”.

A coautora Jessica Cooper, pós-doutoranda no laboratório de Treadway, liderou o desenvolvimento do modelo computacional.

Foi demonstrado anteriormente que as citocinas inflamatórias – moléculas de sinalização usadas pelo sistema imunológico – afetam o sistema de dopamina mesolímbica. E pesquisas recentes revelaram mais insights sobre como as células imunes podem mudar seus estados metabólicos de maneira diferente da maioria das outras células.

Os pesquisadores construíram essas descobertas para desenvolver sua estrutura teórica.

Um mecanismo do sistema imunológico para ajudar a regular o uso de recursos energéticos durante períodos de estresse agudo provavelmente era adaptativo em nossos ambientes ancestrais, repleto de patógenos e predadores. Em ambientes modernos, no entanto, muitas pessoas são menos ativas fisicamente e podem ter inflamação de baixo grau devido a fatores como estresse crônico, obesidade, síndrome metabólica, envelhecimento e outros fatores. Sob essas condições, o mesmo mecanismo para conservar energia para o sistema imunológico pode se tornar mal-adaptativo, teorizam os autores.

Estudos realizados por Miller e outros forneceram evidências de uma associação entre um sistema imunológico elevado, níveis reduzidos de dopamina e motivação e alguns diagnósticos de depressão, esquizofrenia e outros transtornos mentais.

“Não estamos propondo que a inflamação cause esses distúrbios”, diz Treadway. “A ideia é que um subgrupo de pessoas com esses distúrbios pode ter uma sensibilidade particular aos efeitos do sistema imunológico e essa sensibilidade pode contribuir para as deficiências motivacionais que eles estão experimentando.”

Os pesquisadores agora estão usando seu método computacional para testar sua teoria em um ensaio clínico sobre depressão.

O trabalho para o papel atual foi apoiado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental.

Materiais fornecidos pela Emory Health Sciences . Original escrito por Carol Clark. Nota: O conteúdo pode ser editado por estilo e tamanho.

Referência do Jornal :

1. Michael T. Treadway, Jessica A. Cooper e Andrew H. Miller. Não pode ou não vai? Restrições imunometabólicas no drive dopaminérgico . Tendências em Ciências Cognitivas , 2019; 23 (5): 435 DOI: 10.1016 / j.tics.2019.03.003