Alterações na conectividade cerebral proteger contra o desenvolvimento de transtorno bipolar

Mudanças que ocorrem naturalmente no cérebro fiação pode ajudar pacientes com alto risco genético de desenvolver transtorno bipolar evitar o aparecimento da doença, de acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Escola Icahn de Medicina Mount Sinai e publicado online na revista Translational Psychiatry. As conclusões do estudo abrem novas perspectivas para os investigadores para explorar maneiras pelas quais o cérebro pode impedir a expressão da doença, também conhecida como a resiliência, com a esperança de desenvolver melhores tratamentos.

O transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é uma desordem cerebral que causa flutuações no humor do paciente, a energia, os níveis de actividade ea capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia. O transtorno bipolar é altamente hereditária, o que significa que as pessoas com um pai ou irmão com transtorno bipolar têm um risco muito maior de desenvolver a doença, em comparação com indivíduos sem história familiar.

Os pesquisadores utilizaram ressonância magnética funcional (MRI) para mapear os padrões de conectividade no cérebro de três grupos: pacientes com transtorno bipolar, seus irmãos que não desenvolveram a doença (irmãos resilientes) e indivíduos saudáveis ​​não relacionados. Apesar de ter seus cérebros escaneados, cada participante foi convidado a realizar uma emocional e uma tarefa não-emocional que bate em dois aspectos diferentes da função cerebral conhecida por ser afectada por desordem bipolar. Os irmãos resilientes e os pacientes apresentaram anormalidades semelhantes na conectividade de redes cerebrais envolvidos no processamento emocional. No entanto, os irmãos resilientes apresentaram alterações adicionais no cérebro fiação dentro dessas redes.

“A capacidade dos irmãos para religar as suas redes cerebrais significa que eles têm neuroplasticidade adaptável que pode ajudá-los a evitar a doença, embora eles ainda carregam a cicatriz genética do transtorno bipolar quando eles processam informação emocional”, disse Sophia Frangou, MD, PhD, Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina Icahn no Monte Sinai e principal autor do estudo. Investigação em curso do Dr. Frangou usa neuroimagem para estudar como as diferenças na fiação do cérebro pode aumentar ou diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental.

“Uma história familiar continua a ser o maior fator de risco para o desenvolvimento de transtorno bipolar e enquanto nós muitas vezes se concentrar em risco, podemos esquecer que a maioria daqueles que se enquadram nesta categoria permanecem bem,” disse o Dr. Frangou. “Olhando para os mecanismos biológicos que podem proteger contra a doença abre uma direção completamente nova para o desenvolvimento de novos tratamentos. Nossa pesquisa deve dar esperança às pessoas que, apesar de a doença mental é executado em famílias, é possível vencer as adversidades na loteria genética.”

O post acima é reproduzido a partir de materiais fornecidos pelo The Mount Sinai Hospital / Mount Sinai School of Medicine. Nota: Os materiais pode ser editado por conteúdo e comprimento.

Jornal de referência:

D Dima, RE Roberts, S Frangou. Marcadores Connectomic de expressão da doença, o risco genético e resiliência no transtorno bipolar. Translational Psychiatry, 2016; 6 (1): E706 DOI: 10.1038 / tp.2015.193