O transtorno bipolar tem ligações genéticas ao autismo

Novo trabalho contribui para a crescente compreensão de que muitas doenças psiquiátricas compartilham raízes genéticas. Este é um dos primeiros a sugerir uma sobreposição genética entre transtorno bipolar e autismo.

2020
transtorno bipolar tem ligações genéticas
O transtorno bipolar tem ligações genéticas ao autismo

Um novo estudo sugere que pode haver uma sobreposição entre as variações genéticas raras ligadas ao transtorno bipolar (TB) e os implicados na esquizofrenia e autismo.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Iowa Carver College of Medicine, Johns Hopkins School of Medicine, e Cold Spring Harbor Laboratory e publicado recentemente no JAMA Psychiatry , contribui para a crescente compreensão de que muitas doenças psiquiátricas compartilham raízes genéticas, mas está entre os primeiro a sugerir uma sobreposição genética entre transtorno bipolar e autismo.

O transtorno bipolar é uma das doenças psiquiátricas mais importantes porque é bastante comum – afetando entre 1 e 3 por cento da população – e bastante debilitante. Embora muitos pacientes são ajudados por tratamentos, como o lítio, cerca de um terço das pessoas afectadas pela BD não se dão bem com as terapias atuais. Embora há muito tem sido conhecido que o transtorno bipolar é altamente hereditária, identificando variantes genéticas específicas que contribuem para a doença tem-se revelado difícil.

Na última década, avanços nos estudos do genoma humano têm ajudado a descobrir vários chamados variações comuns, mas nenhuma dessas variações menos ter um grande efeito. Ainda mais recentemente, o advento da rápida e relativamente barata de próxima geração de tecnologia de sequenciação genética tem fornecido uma oportunidade para encontrar variações raras que possa ter, individualmente, um grande efeito.

“Variações comuns são pensados para cada um individualmente têm apenas um impacto pequeno – por exemplo, aumentando a probabilidade de uma pessoa de contrair uma doença em 10 a 20 por cento”, diz James Potash, MD, professor de UI e DEO da psiquiatria, e autor sênior o novo estudo. “A esperança com raras variações é que eles individualmente têm um impacto muito maior, como duplicar ou quadruplicar risco para a doença.”

Potássio e seus colegas desenvolveu uma estratégia em duas frentes, combinando uma abordagem de caso-controle com o seqüenciamento exome de base familiar para maximizar suas chances de identificar variantes raras que contribuem para o BD.

A idéia por trás da abordagem de caso-controle é simples: se uma variante genética é encontrada com mais freqüência no grupo de indivíduos que têm a doença, em comparação a um grupo controle de pessoas sem a condição, então a variação genética pode estar associada com o aumento da susceptibilidade à a doença. Muito grandes conjuntos de dados são a chave para o sucesso desta abordagem.

Exome sequenciamento de famílias afectadas por uma doença é mais sofisticado. Comparando as sequências exome de indivíduos relacionados, afetados e não afetados pela BD, pode distinguir variantes que “viajam com” ou segregam com a doença. Esta abordagem tem sido muito utilizado para identificar variantes de genes ou mutações que são passados de pais para filhos que causam a doença.

Em geral, o estudo da família identificou 84 variantes raros (82 genes) em que segregou com BD e também que foram previstos para ser prejudicial para as proteínas codificadas por esses genes. A equipe testou a probabilidade de que essas variações raras podem estar envolvidos na causa da BD, olhando para eles em três conjuntos de dados de caso-controle grandes, que incluiu sequências do genoma de um total de 3.541 indivíduos com BD e 4.774 pacientes do grupo controle.

Apesar do tamanho relativamente grande dos conjuntos de dados combinados, a abordagem não foi poderoso o suficiente para identificar qualquer uma das variantes raras individuais como definitivamente associados à BD. No entanto, 19 genes se destacou como sendo sobre-representados em casos de BD em relação aos controles.

“Os resultados não eram fortes o suficiente para nós para dizer ‘Nós definimos os culpados genéticos.” Mas era forte o suficiente para nós para permanecer interessado nesses genes como potenciais contribuintes para a doença bipolar “, diz Potash, que também é o Paul W. Penningroth Professor e Coordenador de Psiquiatria e membro do Instituto Biomédico Pappajohn na UI.

No entanto, quando a equipe considerou os 19 genes como um grupo, eles perceberam que vários foram também membros de grupos de genes que tinham sido implicados no autismo e esquizofrenia.

“Descobriu-se que a esquizofrenia e os genes do autismo foram mais representadas entre os nossos 82 genes do que você esperaria por acaso”, diz Potash. “E quando olhamos para o nosso grupo reduzidos de 19 genes, os genes do autismo continuaram a ser inesperadamente proeminente entre eles.

“Com estudos como este que estamos finalmente, depois de décadas de esforços, a fazer progressos reais em pregar para baixo grupos de genes e variações em que eles desempenham um papel em causar transtorno bipolar”, Potash acrescenta. “Os insights mecanicistas que ganhamos com a identificação de genes associados esperamos que venha a nos apontar na direção do desenvolvimento de novos tratamentos para fazer a diferença para as muitas pessoas afectadas por esta doença.

O post acima é reproduzido a partir de materiais fornecidos pela Universidade de Iowa Cuidados de Saúde . Nota: Os materiais podem ser editadas para o índice e comprimento.

Jornal de referência :

Fernando S. Goes, Mehdi Pirooznia, Jennifer S. Parla, Melissa Kramer, Elena Ghiban, Senem Mavruk, Yun-Ching Chen, Eric T. Monson, Virginia L. Willour, Rachel Karchin, Matthew Flickinger, Adam E. Locke, Shawn E . Levy, Laura J. Scott, Michael Boehnke, Eli Stahl, Jennifer L. Moran, Christina M. Hultman, Mikael Landen, Shaun M. Purcell, Pamela Sklar, Peter P. Zandi, W. Richard McCombie, James B. Potash. exome Sequenciamento de Transtorno bipolar Familial . JAMA Psiquiatria , 2016; DOI: 10,1001 / jamapsychiatry.2016.0251