Tontura crônica pode resultar ou desencadear distúrbios psiquiátricos

Pesquisa do Journal of American Osteopathic Association aponta transtornos psiquiátricos presentes em 15 por cento dos pacientes com tontura crônica

Embora a maioria dos casos de tontura crônica resulte de um distúrbio físico, os problemas psiquiátricos podem ser uma causa – ou uma conseqüência – de tontura crônica, de acordo com a pesquisa publicada no Journal of American Osteopathic Association .

A tontura crônica pode resultar de uma série de problemas de saúde subjacentes, envolvendo mais comumente doenças neurológicas, vestibulares e cardíacas. Para os pacientes que viram uma variedade de médicos especializados sem chegar a um diagnóstico, um encaminhamento psiquiátrico pode ajudá-los a encontrar alívio, observaram os pesquisadores.

Os pesquisadores revisaram estudos publicados sobre a relação entre transtornos psiquiátricos e tontura, descobrindo que os transtornos psiquiátricos – frequentemente relacionados à ansiedade – podem estar presentes em até 15% dos pacientes com tontura. Após as doenças vestibulares, que afetam partes do ouvido interno e do cérebro responsáveis ​​pelo controle do equilíbrio, os transtornos psiquiátricos parecem ser a segunda causa mais comum de tontura crônica.

“Uma das razões pelas quais a causa subjacente pode ser tão difícil de diagnosticar é que a forma como a tontura é sentida pode variar drasticamente”, diz Zak Kelm, DO, psiquiatra residente na Ohio State University e principal autora deste estudo.

A tontura pode cair em várias categorias amplas, incluindo vertigem (sensação de fiação), pré-síncope (quase desmaio) e desequilíbrio (desequilíbrio). Quando a descrição dos sintomas de um paciente parece consistente com uma dessas categorias, os médicos estão mais bem equipados para fazer um diagnóstico preciso.

“Os pacientes que têm dificuldade em descrever seus sintomas, ou parecem experimentar vários sintomas diferentes, provavelmente estão passando por tonturas não específicas”, diz o Dr. Kelm. “Quando os médicos vêem pacientes que relatam tontura geral ou vaga, deve ser uma pista para perguntar sobre a saúde mental do paciente.”

A relação entre tontura e transtornos psiquiátricos é complexa e dinâmica. Às vezes é difícil distinguir qual deles está causando o outro ou se a interação é recíproca.

Os autores observam que os pesquisadores tentaram entender melhor essa relação introduzindo o termo tontura subjetiva crônica (DSC). Pacientes com DCC sentem tontura na maioria dos dias por mais de três meses. Eles geralmente descrevem sentir-se pesado, leve ou desequilibrado. Alguns se sentem como se o chão estivesse se movendo, enquanto outros se sentem dissociados ou distantes de seu ambiente. Muitos pacientes relatam que seus sintomas pioram com estímulos complexos, como estar em espaços lotados.

De acordo com um estudo, um terço dos pacientes com DSC tinha um transtorno de ansiedade primária e nenhum histórico de distúrbio vestibular ou outra doença que pudesse causar tontura. Outro terço não tinha histórico de transtorno psiquiátrico, mas apresentava uma doença vestibular que desencadeou um início de ansiedade. O terço final tinha uma história de ansiedade ou outro distúrbio psiquiátrico e desenvolveu uma condição médica que desencadeou tontura. Nesses casos, o distúrbio psiquiátrico preexistente piorou e resultou em tontura crônica.

Em qualquer uma dessas situações, o transtorno psiquiátrico subjacente ou resultante precisa ser tratado. “Uma das razões pelas quais os distúrbios psiquiátricos são negligenciados é porque muitos médicos ficam desconfortáveis ​​sugerindo aos pacientes que eles podem ter uma doença mental”, diz o Dr. Kelm. “Eu acho que perguntar ao paciente sobre seus níveis de estresse e se eles experimentaram ansiedade pode tornar a conversa mais acessível para ambas as partes”.

Uma vez encaminhado a um psiquiatra, alguns pacientes têm sucesso com a terapia cognitivo-comportamental; entretanto, a farmacoterapia parece ser mais útil. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) mostraram-se eficazes, com aproximadamente 50% dos pacientes recebendo ISRS com remissão completa dos sintomas e 70% relatando uma diminuição significativa dos sintomas.

Os autores do estudo observam que uma abordagem de toda a pessoa, levando em conta a saúde mental e emocional do paciente, bem como sua saúde física, pode ajudar os médicos a chegarem mais rapidamente à causa raiz.

Materiais fornecidos pela American Osteopathic Association . Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e tamanho.

Referência do Journal :

Zak Kelm, Kimberly Klapchar, Christopher R. Kieliszak, Christopher Selinsky. Tontura psicogênica: um diagnóstico diferencial importante, porém negligenciado, no trabalho do paciente tonto . O Jornal da American Osteopathic Association , 2018; 118 (5): e22 DOI: 10.7556 / jaoa.2018.06