TDAH pode aumentar o risco de doença de Parkinson e distúrbios semelhantes

Enquanto cerca de 11 por cento das crianças (4-17 anos) em todo o país foram diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), os efeitos a longo prazo na saúde de ter TDAH e de medicamentos comuns para TDAH permanecem pouco estudados. Pesquisadores da Universidade de Utah Health descobriram que os pacientes com TDAH tinham um risco aumentado de desenvolver doenças de Parkinson e Parkinson-like do que os indivíduos sem histórico de TDAH. Os resultados estão disponíveis online em 12 de setembro na revista Neuropsychopharmacology .

“A doença de Parkinson é comumente considerada como uma doença neurodegenerativa associada ao envelhecimento”, disse Glen Hanson, DDS, Ph.D., professor de Farmacologia e Toxicologia e Faculdade de Odontologia da U of U Health e autor sênior do estudo. “Esta pode ser a primeira vez em que uma doença infantil e seu tratamento podem estar ligados a uma expressão geriátrica de desordem neurodegenerativa”.

Em um estudo retrospectivo de base populacional, a equipe de Hanson descobriu que os pacientes com TDAH tinham probabilidade duas vezes maior de desenvolver doenças de Parkinson e Parkinson semelhantes ao início precoce (21-66 anos) em comparação com indivíduos sem TDAH do mesmo sexo e idade. O risco estimado foi seis a oito vezes maior para pacientes com TDAH que prescreveram os medicamentos estimulantes, incluindo metilfenidato (Ritalina, Concerta, Daytrana, Metadato e Metilina), sais mistos de anfetamina (Adderall) e dexmetilfenidato (Focalin).

“Se fôssemos acompanhar 100.000 adultos ao longo do tempo, em um ano esperamos que 1 a 2 pessoas desenvolvam a doença de Parkinson antes dos 50 anos”, disse Karen Curtin, Ph.D., professor associado de Medicina Interna na U of U Health e primeiro autor do estudo. “Se fôssemos seguir 100.000 adultos prescritos para tratamento de TDAH ao longo do tempo, estimamos que mais de um ano 8 a 9 pacientes irão desenvolver a doença de Parkinson antes dos 50 anos”.

Os autores alertam que os pacientes com um tipo mais grave de TDAH podem inerentemente estar em um risco aumentado de doenças do neurônio motor, como Parkinson, e os resultados podem ou não ser um resultado direto da medicação estimulante. Estudos futuros são necessários para chegar a uma conclusão mais definitiva.

“O júri ainda está fora”, disse Curtin. “O aumento do risco que observamos em pessoas pode estar ligado ao TDAH em si ou talvez a uma forma mais grave de TDAH, que pode ser mais provável de ser tratada com medicamentos”.

O TDAH é um distúrbio cerebral associado a mudanças na liberação de dopamina, que regula a resposta emocional. A doença de Parkinson é uma doença do sistema nervoso progressivo associada a tremores, rigidez e lentidão de movimento. Normalmente Parkinson não se desenvolve até os 60 anos de idade ou mais tarde.

A equipe usou o Banco de Dados de População de Utah (UPDB), que contém registros médicos e vitais de mais de 11 milhões de pessoas que viveram no estado, para examinar vinte anos de registros históricos. Os pacientes elegíveis nasceram entre 1950 e 1992, tinham pelo menos 20 anos de idade até o final de 2011, eram residentes de Utah depois de 1º de janeiro de 1996 e não tinham diagnóstico prévio de doenças de Parkinson ou Parkinson.

Usando o UPDB, Hanson e sua equipe compilaram uma população com TDAH, composta por 31.769 pacientes, dos quais 4.960 foram prescritos medicamentos estimulantes (2.716 receberam sais de anfetamina, 1.941 receberam metilfenidato e 303 receberam ambos). A população sem comparação de TDAH consistiu de 158.790 indivíduos que foram pareados para o grupo TDAH em relação ao sexo e à idade (5 a 1).

Além de explicar as diferenças de gênero e idade, o estudo controlou os efeitos dos transtornos psicóticos e do tabagismo que poderiam estar associados ao mal de Parkinson independente do TDAH. Pacientes com histórico de abuso de drogas ou álcool foram excluídos do estudo. A equipe não foi capaz de explicar outros fatores que poderiam contribuir para o desenvolvimento da doença de Parkinson, incluindo traumatismo craniano, lesões cerebrais e toxinas ambientais.

Segundo Hanson, os resultados do estudo devem ser considerados preliminares. Este estudo pode ser limitado pela classificação errônea de indivíduos sem TDAH, que foram diagnosticados com o transtorno fora de Utah, erro ou diagnóstico incorreto de sintomas da doença de Parkinson e a falta de informações sobre a duração do uso e a dosagem da medicação para TDAH prescrita .

Este projeto baseia-se em pesquisas anteriores que relataram uma ligação entre o abuso de anfetaminas e o aparecimento da doença de Parkinson, confirmada por outros grupos de pesquisa.

“Acredito que o tratamento ainda é um benefício, especialmente para crianças que não conseguem controlar seus sintomas de TDAH”, disse Hanson. “A medicação realmente deve ser considerada caso a caso.”

Materiais fornecidos pela University of Utah Health . Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e tamanho.