Risco de suicídio 3 vezes maior após concussão cerebral

O risco de longo prazo de suicídio para adultos que tenham tido uma concussão é três vezes maior do que a norma da população, eo risco aumenta ainda mais se o abalo ocorreu em um fim de semana, descobriu um novo estudo.

Suicídio por arma de fogo
Homem aportando uma arma para a cabeça

O risco de longo prazo de suicídio para adultos que tenham tido uma concussão é três vezes maior do que a norma da população, eo risco aumenta ainda mais se o abalo ocorreu em um fim de semana, descobriu um novo estudo publicado em CMAJ (Canadian Medical Association Journal) .

“Tendo em conta a resolução habitual rápida dos sintomas, os médicos podem subestimar os efeitos adversos da concussão e sua relevância na história de um paciente”, afirma o Dr. Donald Redelmeier, cientista principal sênior do Instituto para Ciências Clínicas Matricial (CIEM) e um médico em Sunnybrook Centro de Ciências da saúde, Toronto, Ontario. “Uma maior atenção para as implicações a longo prazo de uma concussão pode salvar vidas, porque as mortes por suicídio pode ser prevenido.”

O suicídio é uma das principais causas de morte na comunidade. Em 2010, houve 3951 mortes por suicídio no Canadá e 38 364 nos Estados Unidos. Concussão é a lesão cerebral mais comum em adultos. Cada ano no Canadá, existem cerca de 400.000 casos de concussão e cerca de 4 milhões nos Estados Unidos. “A ligação entre concussão e suicídio não se limita aos atletas profissionais ou veteranos militares”, afirma Michael Fralick, um co-autor e estagiário de medicina na Universidade de Toronto.

Neste grande estudo, os investigadores examinaram registros anónimos de 235 110 pacientes com concussão durante um período de 20 anos em Ontário, Canadá, usando códigos de diagnóstico do banco de dados seguro de saúde. O estudo concussões especificamente comparação que ocorreram em uma semana ou um dia da semana para distinguir entre lesões recreativas e ocupacionais. A idade média dos pacientes foi de 41 anos, cerca de metade eram homens, ea maioria vivia em cidades. A maioria não tinha tentativa de suicídio prévia, hospitalização ou distúrbio psiquiátrico passado.

Durante o seguimento (9,3 anos), houve 667 suicídios. Os pacientes diagnosticados com uma concussão durante a semana foram responsáveis ​​por 519 suicídios e um absoluto risco de suicídio três vezes a norma da população (29 suicídios por 100.000 pessoas por ano). Os pacientes diagnosticados com uma concussão nos fins de semana foram responsáveis ​​por 148 suicídios e um risco de suicídio absoluta quatro vezes maior do que a norma da população (39 por 100.000 por ano).

O tempo médio de concussão ao suicídio subsequente foi de 5,7 anos. abalos adicionais foram associados com mais um aumento do risco de suicídio. A maioria dos pacientes tinha visitado o seu médico de família no mês antes do suicídio. O mecanismo mais comum foi uma overdose de drogas, ea média de idade no momento da morte foi de 44 anos.

Outros estudos têm mostrado uma ligação entre concussão e suicídio. No entanto, “nenhum estudo passado, a nosso conhecimento, centrou-se sobre concussões e testou a diferença de potencial entre fins de semana e dias de semana”, escrevem os autores. “O aumento do risco de longo prazo de suicídio observado neste estudo persistiu entre os que não tinham fatores de risco psiquiátricos e era nitidamente maior do que entre os pacientes após uma entorse de tornozelo.”

Os autores esperam que o estudo irá ajudar médicos e pacientes a entender melhor os riscos de concussão e prevenir possíveis suicídios.

O post acima é reproduzido a partir de materiais fornecidos pelo Canadian Medical Association Journal . Nota: Os materiais podem ser editadas para o índice e comprimento.

Jornal de referência :

M. Fralick, D. Thiruchelvam, HC Tien, DA Redelmeier. Risco de suicídio depois de uma concussão . Canadian Medical Association Journal , 2016; DOI: 10,1503 / cmaj.150790