Ômega-3 níveis de ácidos graxos são mais baixos nos cérebros de pessoas com transtorno bipolar

Os ácidos Omega-3 e ácidos graxos ômega-6 são moduladores moleculares de neurotransmissão e inflamação. "Os ácidos Omega-3 e omega-6 gordos podem alterar o equilíbrio de inflamação, o que nós pensamos que é importante na doença bipolar", disse o Dr. Saunders, embora ela acrescentou que é muito cedo para aconselhar mudanças na dieta ou suplementação de ômega-3.

2048
Os pesquisadores alertaram que é muito cedo para recomendar mudanças na dieta ou suplementação de ômega-3 até que novos estudos sejam realizados.

Neste estudo, os investigadores compararam as concentrações plasmáticas de 9 de ácidos graxos em 27 pessoas com transtorno bipolar sintomática e 31 indivíduos de controle saudáveis. Estudaram concentrações plasmáticas porque os ácidos gordos não estéril içados (livres) passar através da barreira sangue-cérebro no cérebro mais facilmente do que os esterificados (ligado); assim a concentração de plasma não esterificado é a forma que representa o metabolismo do ácido gordo no cérebro.

Os investigadores calculadas as proporções de vários dos ácidos gordos em relação um ao outro. Eles também coletaram informações de auto-relato sobre o consumo de ácidos graxos e uso de medicação bipolar.

Os resultados mostraram que a proporção de EPA não esterificado para esterificados EPA foi menor em pessoas com transtorno bipolar do que nos indivíduos controle. “Isto significa que a disponibilidade de ômega-3 no organismo é menor em indivíduos bipolares”, disse Erika Saunders, MD, Professor Associado e Presidente de Psiquiatria na Penn State College of Medicine, em Hershey, PA.

O estudo também mostrou que a proporção de não esterificado para esterificados EPA correlacionados com sintomas bipolares clínicos, especificamente mania e tendência para o suicídio. No entanto, os pesquisadores não encontraram índices alterados de omega-3 para ácidos graxos ômega-6 em indivíduos bipolares.

Os ácidos Omega-3 e ácidos graxos ômega-6 são moduladores moleculares de neurotransmissão e inflamação. “Os ácidos Omega-3 e omega-6 gordos podem alterar o equilíbrio de inflamação, o que nós pensamos que é importante na doença bipolar”, disse o Dr. Saunders, embora ela acrescentou que é muito cedo para aconselhar mudanças na dieta ou suplementação de ômega-3.

Bipolar e pacientes saudáveis relataram nenhuma diferença no consumo de ácidos graxos. “Isso é porque nós incluídos apenas certos alimentos na pesquisa? Ou é porque as pessoas não se lembrava com precisão o que eles estavam comendo? “, Perguntou o Dr. Saunders.

Outra possibilidade é que pode haver diferenças na forma como as pessoas saudáveis e pessoas com transtorno bipolar converter os ácidos gordos de uma forma para outra, ela acrescentou. Drogas que tratam a doença bipolar são conhecidos por afetar essas conversões, mas não foi encontrada associação entre os níveis de ácidos gordos ou rácios e uso de medicação auto-relatados no estudo.

Mais estudos das vias de sinalização específicas e mediadores lipídicos que apontam ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 para a patogênese da doença bipolar pode levar ao desenvolvimento de medicamentos-alvo e tratamentos dietéticos, os pesquisadores notaram.

“Estamos buscando ativamente o próximo passo nessa linha de investigação para chegar ao ponto onde nós sabemos o que muda em dietas vão ajudar as pessoas com transtorno bipolar que eles possam ter uma outra opção para além dos medicamentos que estão atualmente disponíveis,” Dr. disse Saunders.