Condição tratável pode ser enganada pela esquizofrenia ou transtorno bipolar

Os pesquisadores acreditam que um número significativo de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia ou transtorno bipolar podem realmente ter uma condição de sistema imunitário tratável. Um novo estudo de pesquisa poderia ter um impacto significativo nos milhões diagnosticados com esquizofrenia ou transtorno bipolar, incluindo muitos sem-teto.

Pesquisadores do Houston Methodist acreditam que um número significativo de pessoas diagnosticadas com esquizofrenia ou transtorno bipolar podem realmente ter uma condição de sistema imunitário tratável. Um novo estudo de pesquisa poderia ter um impacto significativo nos milhões diagnosticados com esquizofrenia ou transtorno bipolar, incluindo muitos sem-teto.

O estudo foi inspirado na descoberta de 2007 da encefalite anti-receptores NMDA, uma doença que causa sintomas semelhantes à esquizofrenia ou transtorno bipolar, mas pode ser tratada com medicamentos de imunoterapia existentes.

“Nós suspeitamos que um número significativo de pessoas que acredita ter esquizofrenia ou transtorno bipolar realmente tem uma desordem do sistema imunológico que afeta os receptores do cérebro”, disse Joseph Masdeu, MD, Ph.D., investigador principal do estudo e um neurologista com o Houston Instituto Neurológico Metodista. “Se é verdade, essas pessoas têm doenças que são completamente reversíveis – eles só precisam de um diagnóstico e tratamento adequados para ajudá-los a retornar à vida normal”.

O sistema imunológico normalmente produz anticorpos para atacar substâncias estranhas no organismo, como bactérias. Quando este processo dá errado, são produzidos anticorpos que atacam receptores no cérebro, fazendo com que o receptor pare de ouvir os sinais que estão sendo enviados para ele. Nos casos de encefalite anti-receptores NMDA, os anticorpos atacam os receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) no cérebro.

As condições que fazem com que os receptores do cérebro parem de funcionar corretamente são muitas vezes confundidas com esquizofrenia ou transtorno bipolar porque essas doenças estão associadas a uma diminuição da atividade dos receptores NMDA, que controlam como alguém pensa, toma decisões e percebe o mundo ao seu redor. A esquizofrenia clássica e os sintomas do transtorno bipolar observados na encefalite do receptor anti-NMDA e condições semelhantes incluem audição de vozes e paranóia.

“Sabemos que quase 1% da população dos EUA – ou mais de 3,5 milhões de pessoas – tem esquizofrenia”, disse Masdeu. “Outros 2,6 por cento dos adultos americanos têm transtorno bipolar. O que não sabemos é quantos desses pacientes realmente possuem um desses transtornos do sistema imunitário tratados”.

O estudo irá inscrever 150 pacientes diagnosticados com esquizofrenia ou transtorno bipolar e 50 pessoas saudáveis ​​entre as idades de 18 e 35 que estão dispostos a sofrer uma derrame espinhal para coletar uma pequena quantidade de seu líquido cefalorraquidiano, que será examinado para a presença de anticorpos que atacam NMDA e outros receptores. Se os anticorpos anormais forem descobertos, os pesquisadores notificarão o paciente ou o cuidador, para que possam considerar perguntar ao seu médico sobre as opções de tratamento, como usar medicamentos existentes que possam suprimir a produção dos anticorpos atacantes.

Masdeu planeja usar os resultados do estudo para desenvolver testes mais sensíveis para auxiliar na detecção de anticorpos atacantes. Ele começou a pesquisar possíveis causas auto-imunes da esquizofrenia no início de 2010 enquanto trabalhava nos Institutos Nacionais de Saúde e publicou trabalhos iniciais sobre o assunto. Masdeu agora está colaborando com Josep Dalmau, MD, Ph.D., que primeiro descreveu como os anticorpos podem atacar os receptores NMDA.

Fonte do relato:

Materiais fornecidos pelo Houston Methodist . Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e comprimento.