Ressonância magnética funcional poderiam distinguir transtorno bipolar de depressão

Novas pesquisas descobriram que neurônios no fundo do cérebro podem ser a chave para diagnosticar com precisão o transtorno bipolar e a depressão.

A equipe de pesquisa usou a ressonância magnética sofisticada para ver como a amígdala – um conjunto de neurônios que desempenham um papel fundamental no processamento de emoções – reage quando um paciente processa expressões faciais como raiva, medo, tristeza, desgosto e felicidade.

A pesquisa mostrou que essa estrutura-chave dentro do cérebro responde de maneira diferente, dependendo se a pessoa tem transtorno bipolar ou depressão.

Em pessoas com transtorno bipolar, o lado esquerdo da amígdala é menos ativo e menos conectado a outras partes do cérebro do que em pessoas com depressão.

Os resultados deste estudo tiveram 80% de precisão em fazer essa distinção.

O pesquisador-chefe, Mayuresh Korgaonkar, do Instituto Westmead de Pesquisa Médica e da Universidade de Sydney, disse que essas diferenças poderiam ser usadas no futuro para diferenciar o transtorno bipolar dos transtornos depressivos.

“A doença mental, particularmente o transtorno bipolar e a depressão, pode ser difícil de diagnosticar, já que muitas condições têm sintomas semelhantes”, disse Korgaonkar.

“Essas duas doenças são virtualmente idênticas, exceto em indivíduos bipolares que também experimentam mania.

“Isso significa que distingui-los pode ser difícil e apresenta um grande desafio clínico, pois o tratamento varia consideravelmente dependendo do diagnóstico primário.

“O diagnóstico errado pode ser perigoso, levando a resultados sociais e econômicos ruins para o paciente quando ele é submetido a tratamento para um distúrbio completamente diferente.

“Identificar os marcadores cerebrais que poderiam distingui-los com segurança teria imenso benefício clínico.

“Tal marcador poderia nos ajudar a entender melhor esses dois distúrbios, identificar os fatores de risco para o desenvolvimento desses distúrbios e, potencialmente, possibilitar um diagnóstico claro desde o início”, disse Korgaonkar.

Aproximadamente 60% dos pacientes com transtorno bipolar são inicialmente diagnosticados erroneamente como transtorno depressivo maior.

Alarmante, pode levar até uma década para esses pacientes serem diagnosticados com precisão com transtorno bipolar.

O transtorno bipolar geralmente se apresenta pela primeira vez na fase depressiva da doença e a depressão bipolar é semelhante à depressão maior em termos de sintomas clínicos.

O processamento de emoções é um problema central subjacente a esses transtornos.

Dr. Korgaonkar e sua equipe estão agora executando a fase 2 deste estudo, que visa caracterizar ainda mais esses marcadores identificados em uma coorte maior de pacientes.

Materiais fornecidos pelo Westmead Institute for Medical Research . Nota: O conteúdo pode ser editado para estilo e tamanho.

Referência do Journal :

Mayuresh S. Korgaonkar, May Erlinger, Isabella A. Breukelaar, Philip Boyce, Philip Hazell, Cassandra Antees, Sheryl Foster, Stuart M. Grieve, Lavier Gomes, Leanne M. Williams, Anthony WF Harris, Gin S. Malhi. Ativação da amígdala e conectividade ao processamento emocional distingue pacientes assintomáticos com transtornos bipolares e depressão unipolar . Psiquiatria Biológica: Neurociência Cognitiva e Neuroimagem , 2018; DOI: 10.1016 / j.bpsc.2018.08.012