Você sabe o que espectro bipolar?!

Espectro bipolar é um termo usado para identificar humor que varia entre episódios de extrema alegria ou tristeza, sem necessariamente atingir o estado maníaco (“eufórico”) ou depressivo. O chamado Transtorno do Espectro Bipolar não é uma novidade, mas um grupo de pessoas que não respondem exatamente ao modelo convencional bipolar rígido (TBH), apesar de incluírem os mesmos “altos e baixos” e períodos de depressão intercalados com “euforia” (mania), típicos da bipolaridade como é conhecida (veja o filme Mr. Jones (filme)). Encontre aqui indicações de filmes, livros, histórias reais e informações sobre os sintomas do Espectro Bipolar ou Bipolaridade.

Transtorno bipolar e transtornos relacionados são separados dos transtornos depressivos em DSM-5 e colocado entre os capítulos sobre espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos e transtornos depressivos em reconhecimento do seu lugar como uma ponte entre as duas classes de diagnóstico em termos de sintomatologia, história familiar e genética. Os critérios de transtorno bipolar I representam a compreensão moderna da doença maníaco-depressiva clássico ou psicose afetiva descrita no século XIX, diferindo da descrição clássica apenas na medida em que nem a psicose nem a experiência de vida de um episódio depressivo maior é uma exigência. No entanto, a grande maioria dos indivíduos cujos sintomas satisfazem os critérios para um episódio maníaco totalmente syndromal também experimentam episódios depressivos major durante o curso de suas vidas.

O transtorno bipolar II, exigindo a experiência de vida de pelo menos um episódio de depressão maior e pelo menos um episódio hypomanie, já não é pensado para ser uma condição “mais suave” do que o transtorno bipolar I, em grande parte por causa da quantidade de tempo pacientes com esta condição gastar em depressão e porque a instabilidade do humor experimentada por indivíduos com transtorno bipolar II é tipicamente acompanhado de sério comprometimento no trabalho e funcionamento social.

O diagnóstico de transtorno ciclotímico é dada aos adultos que sofrem de pelo menos 2 anos (para crianças, um ano) de ambos hipomania e períodos depressivos, sem nunca cumprir os critérios para um episódio de mania, hipomania ou depressão maior.

Um grande número de substâncias de abuso, alguns medicamentos prescritos, e várias condições médicas podem ser associados com fenómenos maníaco-like. Este fato é reconhecido nos diagnósticos de substância / bipolar induzida por medicamentos e distúrbio relacionado e transtorno bipolar e relacionado devido a uma outra condição médica. O reconhecimento de que muitas pessoas, especialmente crianças e, em menor medida, os adolescentes, experiência fenômenos bipolares-like que não cumprem os critérios para a I bipolar, bipolar II, ou transtorno ciclotímico se reflete na disponibilidade de outro bipolar especificado e afins categoria desordem.